BÓSNIA: UM PONTO MUITO FORA DA CURVA

 

A Bósnia tem sido um ponto fora da curva no atual panorama de conflitos internacionais. Ou melhor…um ponto muito fora da curva. Isso porque o país está conseguindo a proeza de reunir suas três etnias – muçulmanos, croatas ou sérvios – para, juntas, elaborar um processo de transição política para o país. Não é pouca coisa.

Com um índice de desemprego beirando os 50%, os cidadãos bósnios resolveram chutar o balde depois de ver seu poder aquisitivo escorrendo pelo ralo, assim como suas cidades indo rumo à decadência. Como Tuzla, que já foi uma das cidades industriais mais importantes do país, chegando a empregar 16 mil pessoas. Hoje mal tem 7 mil empregados.

Os trabalhadores bósnios têm um passado de autogestão que foi interrompido com as privatizações.Tempos depois das aquisições, os novos proprietários venderam os ativos das fábricas, contraíram empréstimos e despediram os trabalhadores.

Hoje o que o povo bósnio quer é retomar essa autogestão e punir os governantes corruptos – assim como nós aqui no Brasil. Para isso, eles têm se reunido em assembleias populares e elaborado listas de reivindicações que incluem a demissão dos líderes dos cantões (o correspondente aos nossos estados), auditorias das contas das empresas privatizadas, fim do financiamento dos partidos políticos com o orçamento cantonal e equiparação dos salários dos políticos com o salário médio dos trabalhadores.

O texto acima teve como base principal de pesquisa o artigo: A UNIÃO DOS BÓSNIOS: http://ow.ly/ueJ03 

Outro artigo sobre o assunto: “Há mais do que fúria na Bósnia” http://ow.ly/uwZWQ

(recomendo ler os três primeiros parágrafos e depois o parágrafo que começa com “Esse é o contexto no qual se tem de compreender os recentes eventos na Bósnia”.)

Veja, abaixo, alguns momentos das experiências vividas pelos bósnios este ano:

(Fonte: Revolution News)

clique nas imagens para vê-las em tamanho maior

13/02:

Todas as gerações estão indo para as ruas:

velhinhos bosnios

14/02:

Assembleia popular:

“Quem é a favor do bloqueio de todos os atuais políticos e a favor de equiparar os salários e benefícios dos políticos com o salário médio dos cidadãos bósnios políticos? TODOS!” 

assembleia bosnia

Se preferir assista a uma matéria sobre o assunto em vídeo: (em português de Portugal)

–  A PRIMAVERA BÓSNIA  http://ow.ly/ueKA5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s