Viagem no tempo: visita ao prédio do Colégio Pedro II

 

(ATENÇÃO: para ver as fotos em tamanho natural, clique nelas)

Dia desses tive o prazer de conhecer um prédio histórico que sempre me despertou curiosidade: o Colégio Pedro II, no Centro, a primeira escola secundarista do Rio de Janeiro.

Pra quem não sabe, a excelência do colégio já garantiu, em priscas eras, o privilégio do acesso de seus alunos aos cursos de nível superior sem que necessitassem se submeter a qualquer exame de admissão – o que hoje seria o vestibular ou o Enem.

Colegio Pedro II - fachada lateral

Fachada lateral do colégio, na Rua Camerino

Graças à amabilidade da diretoria da escola, tive a oportunidade de conhecer o prédio por dentro, onde móveis, ambientes e objetos decorativos nos remetem a um outro tempo. Embora se perceba a dificuldade de manutenção pela antiguidade da construção, é inegável que a sensação de se estar vivendo em outro século tem um charme todo peculiar para o visitante, a começar pela escadaria do hall térreo.

Colegio Pedro II - escada térreoColegio Pedro II - escada térreo detalhe

Colegio Pedro II - escada 2o andar

A escada vista do 2o andar

Colegio Pedro II - teto de vitral do 2o andar

O vitral no teto do hall do 2o andar

O primeiro lugar a ser visitado foi à biblioteca, que segundo a minha simpática guia Daniela, é muito frequentada pelos alunos. As leituras de apelo mais fácil como Harry Potter e congêneres fazem sucesso por lá, mas mesmo assim é bom saber que os alunos do colégio adquiriram o gosto pelo hábito de ler.

Devido à greve dos funcionários no dia, havia apenas uma pessoa no local: a prestativa bibliotecária, que fazia a limpeza dos livros.

Colegio Pedro II - biblioteca plano geralFoi ela que me revelou uma curiosidade sobre esta sala. Adivinha o que tem dentro da parede da foto abaixo!

Colegio Pedro II - elevador da biblioteca fechadoNão adivinhou? Então eu digo…

Colegio Pedro II - elevador da biblioteca aberto

É um elevador para livros!

Também foi ela que me chamou a atenção para o quadro de Pedro II, o patrono da escola. Olhando bem, parece até que ele está ali para não deixar ninguém fazer bagunça. 😉

Colegio Pedro IIEm seguida vamos em direção aos corredores que dão para o pátio interno do colégio. Não sei se é porque sou fascinada por história, mas pra mim eles são poesia pura.

Colegio Pedro II - corredor externo à esquerdaColegio Pedro II - corredor internoOlha outro charme: uma das portas do corredor acima esconde uma sala antiga, onde as carteiras eram coletivas e a mesa do professor, construída com azulejos.

Colegio Pedro II - sala de aula antigaColegio Pedro II - sala de aula antiga púlpitoSó pra ter uma ideia da diferenças, abaixo, uma amostra da sala de aula atual.

Colegio Pedro II - sala de aula modernaOutro aspecto que chama a atenção é o jardim. O barulho lá fora simplesmente desaparece. É como se estivéssemos fora do Rio.

Colegio Pedro II - jardim externo da direita outro ânguloColegio Pedro II - visão obliqua do jardim externo da direita

Colegio Pedro II - casinha de passarinho

casa de passarinho

 

Colegio Pedro II - pé de pau-brasil

Pé de pau-brasil

As salas de música, informática e a quadra de esportes trazem a gente de volta para o século XXI.

Colegio Pedro II - sala de músicaColegio Pedro II - sala de informáticaColegio Pedro II - quadra de esportesNos fundos do colégio se vê alguns sobrados, que segundo a guia Daniela, são de propriedade da instituição, mas alguns se encontram ocupados por invasores, problema que a instituição, aos poucos, está tentando resolver.

Colegio Pedro II - fundos com sobrados em voltaNa passagem entre a quadra de esportes e o refeitório sou quase abduzida para a década de 60, mais especificamente para o estilo retrô de decoração, quando vejo essa lanchonete. Me diz se não parece que estamos da década do twist e do iê iê iê? 😉

Colegio Pedro II - lanchoneteMas o ambiente que mais me impressionou foi o salão onde são realizadas as solenidades da escola. O teto é um deslumbre! As fotos não fazem jus ao que se vê in loco.

Colegio Pedro II - sala de solenidadesColegio Pedro II - sala de solenidades detalheE eis que no fundo da sala lá está ele de novo, mas agora um infante, anos antes da barba branca que vigia as crianças na biblioteca.

Colegio Pedro II - sala de solenidades Pedro II jovemPra terminar este post, um clique mais de perto e uma frase pitoresca atribuída ao imperador em carta a José Bonifácio: “Eu só governo duas coisas no Brasil: a minha casa e o Colégio Pedro II”.

Colegio Pedro II - sala de solenidades Pedro II jovem close

Anúncios

27 comentários sobre “Viagem no tempo: visita ao prédio do Colégio Pedro II

    • Ter estudado nesta Instituição de Ensino tão valorosa , é um privilégio sem tamanho. Quanta saudade, um tempo que se eternizou em minha mente e em meu coração. Pedro II tudo ou nada !!!!!! Tudo !!!! Sempre !

    • O CPII é magia, encantamento puro, saudades q o tempo não apaga. P acaso tem notícias da Prfª Deolinda, de Desenho? Foi minha profª em 76?

      • Deolinda era maravilhosa e foi minha professora também, nos anos 90. Adoraria saber notícias dos professores queridos.

      • Boa tarde a todos, Tânia, estudei na Tijuca-ginásio(1971/1974-manhã) e Centro-científico(1976/1977- manhã), 1 dos donos do Safa Onça era pai de 1 colega de turma, o Júlio, q depois da aula trabalhava lá c o pai, bons tempos.
        Caso alguém saiba como achar a professora Deolinda de Desenho, nas redes sociais, p favor deixem o contato dela.
        Abs
        Edson.

  1. Meu Deus! Viajei no tempo. Uma época que deixou uma profunda saudade, só quem viveu sabe o que estou sentindo. Muito bom revera tudo isso.

  2. Estudei lá entre 1988 e 1994. Muita coisa mudou, inclusive a atual biblioteca, ocupando o antigo salão de leitura, onde havia um piano. O refeitório é o mesmo, o salão nobre magnífico (foi lá que me formei e vi situações hilárias como a do candidato a vereador na época, Lindberg Farias, ser vaiado após seu trampolim como cara-pintada) Havia também uma sala utilizada como museu com os antigos uniformes, e só quem participou das feiras de ciências conheceu a antiga sala secreta. Hoje fico feliz em ver aparelhos de ar-condicionado nas salas, que funcionavam com dois ventiladores; mas o antigo glamour permanece hoje e sempre. CPII -Centro jamais te esquecerei, dos dias felizes, que contigo eu passei. Pedro Segundoooooooo. Wagner

  3. Nossa! Quantas saudades… Quantas lembranças maravilhosas nessas paredes!
    Só quem estudou no CPII Centro sabe o significado do amor por esse colégio!
    Pedro Segundo tudo ou nada?
    Tudo!
    Então como é que é?
    Tabuada!
    3 X 9 = 27
    3 X 7 = 21
    Menos 12 ficam 9, menos 8 fica 1
    Zum zum zum! Paratibum!
    Pedro II!!!!

  4. Quantas lembranças, adolescência melhores anos. Estudei lá de 1972 a 1974. No salão nobre era onde o coral que eu fazia parte ensaiava. Aquela sala antiga de carteiras unidas estudei lá por uma ano e na hora do intervalo jogamos giz nos carrocerias de caminhões que ficavam parados no sinal da rua camerino. Muito orgulho de ter estudado neste Colégio.

  5. Estudei aqui do ano de 1957 a 1963, fiz o ginásio completo e os 3 anos do curso científico. Aqui aprendi a amar a Matemática com o prof. Luiz Buarque de Santa Maria, me apaixonei pela Física com o prof. Walter Gomes Cardim e gostei mais ainda da Química com o prof Alberto Conde Perez. Foi neste colégio que descobri meu talento para as exatas, tudo era muito fácil e para mim as exatas eram uma brincadeira muito gostosa..

  6. Meu querido inesquecivel Colégio. Estudei nessas salas, tomei muito mingau de maizena no refeitório que era uma verdadeira leiteria com muitas opções de merenda feitas com leite, joguei muito vôlei na quadra, partidas inesquecíveis. Até toquei um pouco do piano, às escondidas. E estudei, lógico, era boa aluna, boas notas. O Colégio é muito estimulante, nas aulas, em tudo. Este prédio é maravilhoso, lindo, com muito conforto interno. Pedro II tudo ou nada !!!!

  7. Severina Carvalho eu não estudei nesta instituição mas tenho o privilégio de ter tries filhos ex-alunos do Colégio Pedro ll.hoje um arquiteto e duas bibliotecárias Janderson Carvalho de Rezende, Najara Carvlho de Rezende e Nadjane Carvalho de Rezende. agradeço a Deus por isso é viva o valoroso Colégio Pedro ll.

  8. Caramba!! Me fez voltar ao tempo!! Que saudades de um tempo que não volta mais… Fui muito feliz nesse colégio e tenho orgulho em dizer que sou uma ex aluna do Pedro II !!
    Bons tempos… Que não voltam mais!!!

  9. Aloha para o tempo. Saudade de tudo e de todos, e deste lugar mágico e encantador, e orgulho de ter o CPII como uma das mais belas lembranças da vida. Tudo ainda é poético. De uma beleza indiscutível, consegue no detalhe mais sutil ser único. Creio que este vínculo, que nós ex alunos trazemos guardado no peito, faz parte da cidadania e da honra que tínhamos de fazer parte da História de um país. Orgulho de ser CPII. Ao Pedro II tudo ou nada? Tudo e sempre.

  10. Nossa… literalmente me fez voltar no tempo! Obrigada pela oportunidade! Impressionante como quase nada mudou. Fico muito feliz em ver que está tudo arrumado. LINDO! Pedro II até morrer! Pedrete com muito orgulho! rs
    Estudei na unidade Centro de 1989 a 1991, mas antes estudei na unidade Engenho Novo de 1985 a 1988. Bons tempos!!!

  11. Saudades dos muitos companheiros vom o Autodesk, José Carlos, lemgruber, Cíntia, Sonia, Angela Leal, el a, Tania, Alda, Wagner. Os funcionais Índia, Alzira Linhares os professores miss Alda, J.G.Araujo Jorge, todos dos anos 60. Ah se o tempo voltar. Foi aí que conheci minha mulher ha 50 anos.

  12. Doces saudades! Estudei no Humaitá e fiz o cientifico no Centro. Inspetora Marinete , inesquecível, inspetora Conceição no centro. Anos 1966 á 1973. Prof Villaça (História) o Prof Salim me fez amar matemática,, Miss Mary. O ultimo dia de aula, era uma farra, o comercio da região fechava, era muita farinha e ovos. Comer pastel no Safa Onça. Ficaria horas contando fatos da minha juventude. Pedro II tudo ou nada………..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s