Violência no Rio: qual é a solução?

 

marrento

Cel. Pinheiro Neto

Há poucos dias o Secretário Beltrame nomeou o Cel.Ibis para o Comando-Geral da PM até o “caveira” Pinheiro Neto, que está de licença médica, poder ocupar o cargo em janeiro. Pinheiro Neto parece que é conhecido, entre outras características, por seu comportamento explosivo. Na época da manifestação onde morreu o cinegrafista Santiago Andrade, ele era o comandante do Estado-Maior da Polícia Militar, e teve de explicar, numa entrevista coletiva, o porque dos policiais terem invadido o hospital atrás de manifestantes, sem falar no gás lacrimogêneo que deixou funcionários e pacientes tossindo e com dificuldades de respirar.

ibis

Cel. Ibis

Já o Cel.Ibis, em uma nota publicada pelo jornal Extra, assumiu sua posição “bem à esquerda” na corporação. Em uma entrevista para o mesmo jornal, o coronel, que é pós-graduado em Filosofia, tem mestrado em História e é um ávido leitor, disse textualmente: “Ou a gente transforma a polícia ou fecha tudo, tranca e joga a chave na Baía de Guanabara.” E já deu um primeiro passo nessa direção: nomeou um novo Corregedor, que ficará responsável por aproximar a Corregedoria da PM de outros órgãos — como a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança, a Corregedoria Geral Unificada (CGU) — e de entidades da sociedade civil.

A mudança de comportamento do novo comando também ficou clara quando o Cel. Ibis disse que antes da reintegração de posse, iria tentar, primeiro, o diálogo com os invasores do condomínio do Minha Casa, minha Vida, em Guadalupe – ainda que essa invasão tenha tido o apoio de homens armados. Pois houve diálogo e as pessoas saíram na boa. Outra iniciativa inédita é o convite que o Cel. enviou aos comandantes de UPP para um café filosófico.

patrulhaEm relação ao policiamento da cidade, uma medida que não sei se partiu dele ou já estava na ponta da agulha para ser implementada é o patrulhamento com motos. Pela primeira vez, sábado passado, vi uma dupla de policiais fazendo o patrulhamento usando uma moto. Todo mundo sabe como anda o engarrafamento nessa cidade e que as ‘saidinhas’ de banco, em geral, são feita por bandidos usando motocicletas, por isso vejo com muito bons olhos essa modalidade de policiamento.

Sei lá…não sou nenhuma expert em segurança pública, mas tô achando que Beltrame deveria deixar o Cel.Ibis no cargo. Aliás, uma coisa difícil de entender: por que é que todos os comandantes caem, mas o Secretário Beltrame continua de pé? Talvez esse vídeo do Cel. Paulo Ricardo Paúl, ex-Corregedor da PM, ajude a entender: http://youtu.be/g0AxZUcmpvI

Torçamos para que novos ventos soprem na Polícia Militar e que eles propiciem o fim dos Autos de Resistência, um dos resquícios dos tempos da ditadura, que dá carta branca para policiais agirem ao seu bel prazer. Não sabe o que é um Auto de Resistência? Desenhando aqui pra ficar mais fácil de entender:

auto de resistencia

O caminho mais rápido para que essa prática seja extinta é a aprovação do Projeto de Lei dos Autos de Resistência, o PL4471/2012, que obriga a abertura de inquérito sempre que ocorrer morte em confronto com a polícia. Talvez assim, quem sabe, fiquem pra trás de uma vez por todas as tristes estatísticas das quais, infelizmente, ainda somos protagonistas (a violência no Brasil já corresponde à 5,4% do PIB e a nossa taxa de homicídios dos últimos 20 anos supera a da guerra do Vietnã).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s